top of page

Noiva Fantasma, Yangsze Choo

Atualizado: 20 de ago. de 2023



Ele começou a rir, fraco. "Mas que rabugenta! Como eu poderia deixar que a devorassem se você ainda tem tanta reclamação para dar ao mundo?”

Li Lan veio de uma família de classe média que perdeu tudo depois que a varíola assolou sua família, matando sua mãe e deixando seu pai desfigurado. Por conta da baixa autoestima, este passou a se drogar e deixar os negócios em segundo plano, o que fez com que perdesse tudo. Agora Li Lan está em idade para se casar, mas as condições de sua família afastam os pretendentes. Mesmo assim, ela nunca pensou em receber uma proposta mais do que inusitada, estranha e mórbida: ser a noiva fantasma do falecido filho de uma família rica. Recusar seria fácil, se o fantasma do falecido não tivesse começado a assombrar a jovem e agora ela precisa se livrar dele de qualquer forma.

Esse é da série "livros que comprei há tanto tempo que esqueci do que se tratava" (mas que foi uma grata surpresa ao ler). Em A Noiva Fantasma conhecemos uma Malaia (Malásia) do fim do século XIX, com sua cultura influenciada por inúmeros países, principalmente pela China; e crenças bem diferentes para pessoas do outro lado do mundo, como eu. Uma delas é a prática de casar jovens com pessoas falecidas para acalmar seus espíritos e é sobre isso que o livro se baseia.


Eu sou apaixonada por histórias de fantasma e pós vida, então estava meio que na cara que ia gostar desse livro. A protagonista é uma jovem inteligente e determinada que se estranha pelos novos caminhos que precisa seguir, mas tira isso de letra, mesmo todas as ocorrências assustadoras. Foi interessante acompanhá-la pela sua missão junto com Er Lang, uma figura misteriosa que só sabe implicar com a jovem. Adorei a forma como o mundo fantasma foi construído, mas confesso que não gosto muito da ideia das hierarquias (até depois de morto isso, credo), mas conhecer um pouco de outra cultura foi interessante de qualquer forma.


"Abra a boca, então" "Para quê?" "Para que eu possa colocar minha língua"

De tudo o que mais gostei foi do relacionamento da Li Lan com o Er Lang e como eles não se dão bem até se darem (ok, foi clichê e esperado, mas mesmo assim adorei as interações). Eles têm personalidades bem conflitantes e Er Lang tem o ego um pouco inflado, mas precisaram se entender para que cada um conseguisse o que estavam procura Noiva Fantasma é um livro fantástico que deixa o leitor ansioso para saber logo o desfecho e, ao mesmo tempo, o faz se divertir e se maravilhar com o desconhecido, com personagens interessantes e situações intrigantes. No fim, não temos muitas respostas, mas isso não diminuiu o que senti lendo o livro e até gosto de não saber tudo, ainda mais por estarmos acompanhando apenas o ponto de vista de Li Lan. Se tornou uma das minhas leituras favoritas e realmente indico para quem gosta de fantasia dark e histórias de fantasmas.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post

Por Menina Jasmim

bottom of page